Ministério da Cultura
Governo

Peritos angolanos em Libreville para revitalização do CICIBA

Os peritos angolanos nomeadamente, Ziva Domingos e Vatomene Kukanda estão desde quarta-feira 22, em Libreville (Gabão), numa missão destinada a revitalização Centro de Investigação e Civilização Bantu (CICIBA).

Na qualidade de enviados do Ministério da Cultura, os dois quadros vão proceder ao levantamento dos projectos em carteira e em execução da organização e manter encontros de trabalho com os responsáveis da organização e do Ministério da Cultura do Gabão.

A deslocação dos dois peritos angolanos surge na sequência de um pedido feito em Maio deste ano pela directora geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, ao Presidente Angolano, João Lourenço, durante uma visita a sede da organização, em Paris (França).

Durante o encontro entre as duas entidades, a responsável da UNESCO manifestou a necessidade da reactivação do CICIBA, tendo em conta a sua importância na promoção de estudos e investigação sobre os aspectos culturais da região africana.

Sediado no Gabão, o Centro de Investigação e Civilização Bantú foi criado em 1983 e é composto por Angola, Camarões, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Rwanda, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Zâmbia, Gabão e Congo Brazzaville.

Esta instituição tem como objectivo favorecer o diálogo das culturas e promover o desenvolvimento humano apoiando-se na liberdade cultural.