Ministério da Cultura
Sociedade

Colóquio Científico Internacional sobre o Reino do Kongo

Durante o acto de abertura interviram o representante da UNESCO para o Gabão e Congo Brazzaville, o ministro da Cultura e Artes da República Congo e a Directora Geral do Memorial Pierre Savorgnan de Brazza. Além dos intervenientes, participaram também da sessão de abertura, o vice primeiro-ministro, os ministros da Cultura e Artes da República do Congo, da Cultura, Artes, Juventude e Desporto da RDC , Pesquisadores, Historiadores, Líderes Tradicionais, Religiosos e Estudantes Universitários.

Os Objectivos deste evento visam;
- Rebuscar através da apropriação do nosso passado os valores acentes sobre o sentido do concenso, o respeito da palavra dada, a consideração da mulher como um ser- fundadora de uma sociedade.

- Retomando os contactos com os grandes valores culturais que organizaram estas sociedades,(Reino do Kongo), com a idéia de sociedades coerentes.

O Colóquio esta articulado em 4 painéis que serão discutidos em 2 dias, a saber:
-Existência e modo de vida.
-Contas entre diferentes ares culturais.
- Artes e literatura.
- Mulheres e sociedades.

Angola, através do Ministério da Cultura, marca presença neste Colóquio com uma "Exposição Fotográfica" que representa uma Síntese da Riquezas e Diversidade Cultural do Reino do Kongo, em todas as suas dimensões culturais, materiais e imateriais na sua extensão geocultural e inclusive a diáspora e a sua organização sócio política e econômica.

Além da Exposição, o historiador e escritor angolano, Patrick Bastkama, apresentou no Painel 1 , uma comunicação sobre"Mbongi a nfîndu - Escola de Filosofia ao velho Kongo" .

Fazem parte da delegação angolana a Secretaria de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, que chefia a mesma em representação da Ministra da Cultura, os Directores dos Museus, Ziva Domingos, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, Marlene Gomes, do Governo Provincial da Cultura do Zaire, Biluka Nsakala e o Historiador e Escritor angolano, Patrício Batsikama.

O Colóquio Científico Internacional terminará amanhã, 03 de Outubro, com uma síntese geral de trabalhos e resoluções.