Ministério da Cultura
Turismo

Ministra garante que expedição Okavango potencia turismo cultural


A expedição ao delta do Okavango potencia o turismo e incentiva a criação e desenvolvimento da indústria cultural e criativa ao longo da zona ribeirinha, afirmou nesta terça-feira, 4, em Luanda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.



A expedição, que durou quase quatro meses, contou com a participação de especialistas da África do Sul, do Botswana, Namíbia e de Angola, que fizeram a recolha de informações sobre o modo vivente das populações do curso do rio Cuito até ao Botswana, e da população selvagem.



O projecto Wilderness de Okavango, que foi financiado pelo National Geographic, é um esforço plurianual para pesquisar a maior bacia do rio Cuito, a maior área húmida de água doce no sul da África e a principal fonte de água para um milhão de pessoas.



Carolina Cerqueira, que falava à imprensa à margem da sessão de lançamento oficial do documentário em Angola, afirmou que a iniciativa tem o condão de trazer a público um grande manancial de dados e informações sobre a vida selvagem angolana e o modo de vida cultural dos habitantes da região, que podem ser potenciados e aproveitados para o roteiro turístico cultural angolano.



De acordo com a governante, a importância do projecto reside no facto de o mesmo valorizar também os povos minoritários das ribeirinhas, pelo interesse que o Governo Angolano tem no âmbito do seu projecto de inclusão social e do ponto de vista cultural.



Destacando a importância do documentário, que começa a ser exibido pelo National Geographic, no continente afriacano a partir do dia 12 deste mês, a governante angolana adiantou que deve servir para a promoção de uma jornada de reflexão sobre à necessidade da preservação, valorização, divulgação e protecção da fauna e da flora angolana.



A ministra manifestou a sua satisfação pelo facto de a equipa de prpdução ter contado com a integração d uma jovem bióloga angolana, sinal da, de acordo com Carolina Cerqueira, a existência de talento, seriedade e sentido patriótico dos jovens angolanos.