Ministério da Cultura
Cultura

Namibe com traços arquitectónicos e culturais para preservar


A província do Namibe é detentora de um rico património cultural herdado dos povos que habitaram a região ao longo dos tempos, representado por pinturas e gravuras rupestres, muitas das quais agrupadas em estações arqueológicas, furnas e sítios históricos.



O Gabinete Provincial da Cultura controla oito monumentos históricos classificados, nomeadamente, a Fortaleza de Kapangombe, Fortaleza de S. Fernando, o Palácio do Governo, a Igreja de Santo Adrião, as Pinturas de Tchitunduhulu e as instalações das Alfandegas, entre outros.



Falando na abertura do primeiro forum sob o lema “valorização e conservação do património histórico do Namibe”, promovido pela Administração de Moçâmedes, o governador disse que este património e as suas construções típicas assentam numa ornamentação romancista própria da época do renascimento e do iluminismo.



Com a realização deste fórum, segundo o governante, o Namibe pretende, fundamentalmente, resgatar a consciência do citadino para a valorização e conservação do património histórico da província.





Angop